quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Marido e Pai



Tá ai as duas coisas que me tornei neste ano e que mudaram completamente a minha vida.

Logo no início do ano, mais precisamente durante o Carnaval, eu e a Mel formalizamos nossa união e o ano começou agitado com todos os preparativos para fazer uma pequena reunião em família.

Estávamos negociando nosso novo apartamento já há algum tempo e esperávamos fazer nosso casamento já na casa nova, porém com todas as exigências contratuais que nos foram exigidas resolvemos desistir do negócio e dias antes da festa decidimos fazer a “pequena” reunião familiar no meu antigo apartamento.

O que nos fez adiar esse sonho é que já estávamos gratos por tudo que estava por vir: casamento, lua de mel, compras para o Bebê, Nascimento (em Abril) e + Mudança (não ia dar muito certo).

Logo após o casamento fizemos nossa viagem de “Lua de Compras de Mel” (rsrs) e voltamos preparados para receber nosso presente de Deus.

Em 15 de Abril, através de uma cesárea (já que ele resolveu sentar dias antes do nascimento), Miguel veio ao mundo.

Como traduzir a emoção de ser pai? INEXPLICAVEL... Se ainda não é, quando for vai entender. Vendo todas as suas prioridades caindo por terra e se voltarem para aquele pequeno ser humano que acabou de entrar na vida de vocês.

Somente sendo pai, você passa por determinadas coisas, como:
  • Cada minutinho de folga é precioso: como graças a Deus meu antigo apartamento ficava a 4 km do trabalho, eu tinha o prazer de almoçar todo dia em casa em família e já aproveitava para dar banho no filho. 
  • Você não tem mais um cantinho pra chamar de (só) seu: A cadeira predileta? O lugar preferido no sofá? Perdeu. Crianças são espaçosas. Parece que estão jogando War e o objetivo é conquistar 50 territórios... Quando começam a engatinhar então, andam pela casa toda e você vai atrás tentando proteger de qualquer perigo que você mesmo deixou dando sopa rsrsrs. 
  • Acordar cedo é um hábito para todos os dias (sim, incluindo fins de semana e feriados): Existe um Jornalista, apresentador da Rede Globo, que diz: “Hoje é sexta-feira e amanhã é dia de dormir até acordar”... No nosso caso seria assim: “Hoje é sexta-feira e amanhã é dia de dormir até o MIGUEL acordar” rsrsr... Para o seu filho todos os dias são iguais e ele vai acordar sempre no mesmo horário. 
  • Vira Babão: Tudo que uma criança faz, por mais simples que seja se transforma em algo excepcionalmente especial na cabeça dos pais. E “tudo” e “simples” devem ser levados ao pé da letra mesmo. Uma risadinha, um olhar, um dedinho do pé na boca, uma coçadinha na orelha, um arrotinho… Qualquer exemplo desses vira um “pequeno” vídeo com uns alguns minutinhos de duração. 
  • O mundo te olha diferente: Sair por aí com um bebê no colo é como usar um crachá escrito “eu sou pai, tenho poderes especiais, tratem-me com respeito e saiam da frente para passarmos”. E essa nova forma do mundo te olhar traz a certeza de que a necessidade de amadurecimento chegou a passos largos. 
  • A diferença entre você e um leão é apenas a juba e o jeito de andar: A partir do momento que esse pitoco de gente entra na sua vida, você desenvolve um espírito protetor que até então estava adormecido. E esse instinto aparece já no primeiro dia: Você quer que ele durma no quarto com você e sua esposa e não no berçário da maternidade... O que depois de um tempo você acaba entendendo que eles são profissionais e você é um mero principiante que realmente tem muito que aprender com eles. 
  • Você atualiza o ranking de prioridades da sua vida: É muito comum ouvir por aí que “tudo muda depois que os filhos chegam” e isso é uma verdade e foi a primeira das sensações que eu tive. 
  • Você se torna uma pessoa melhor: Sabe aquela coisa do exemplo? Pois é, você passa a se policiar para diversas coisas que não quer dar o exemplo ruim para ele e assim passa a ser um Ser Humano melhor.
Depois de passado o primeiro mês de adaptação na convivência com Miguel, veio a noticia da venda do apartamento que estava a venda e retomamos a negociação do outro que havíamos desistido.

Mais alguns meses de negociação e em Agosto tínhamos que sair do meu apartamento e mudar para o novo que ainda estava em reforma o que me levou a me separar por um pouco mais de um mês da Mel e do Miguel que foram morar na casa da sogra em outra cidade... Um dos períodos mais difíceis desse ano. Estar longe de quem ama e perder a evolução rápida do seu filho. Se cada segundo é precioso uma semana inteira parece uma vida quando você nota a diferença enorme nele entre os finais de semana

Nesse final de ano estamos morando na casa dos nossos sonhos junto com o nosso bebê tão desejado e só temos a agradecer toda a felicidade que nos foi proporcionada em tão pouco tempo.

Em 2015 aprendi que não basta sonhar: Planeje -> Priorize = Realize. E quando você não está só tudo fica melhor. E as dificuldades do caminho? Ensinam-te outras formas de fazer a “escalada”.

Um Feliz Natal e um 2016 de muitas realizações.